As eleições municipais vão decorrer no dia 1 de Outubro deste ano, e a ASMAA acredita que é importante incentivar o voto informado e destacar a posição dos candidatos eleitorais e dos partidos sobre a posição do governo de continuar com a exploração de petróleo e gás em Portugal, face à maciça oposição pública.

NOTA DE IMPRENSA

Lagos, 14 Maio 2017:  A ASMAA anunciou hoje que está a finalizar uma nova campanha na véspera das eleições municipais no Algarve e no Alentejo para garantir que a Exploração de Petróleo e Gás esteja firmemente incluída na agenda eleitoral como um ponto focal.

A ASMAA solicita mais uma vez aos líderes governamentais que adoptem uma política energética baseada nas energias renováveis ​​e na melhoria da eficiência energética e não na exploração de hidrocarbonetos.

Nos últimos 5 anos, a ASMAA tem liderado a campanha anti-petróleo no Algarve, resultando numa grande mobilização que se espalhou por Portugal continental e ilhas, com outras organizações e grupos comunitários efectivamente recolhendo a bandeira da exploração anti-petróleo ao longo do caminho.

Durante esse período, estivemos atentos aos furos de pesquisa adiados ano a ano, alguns contratos cancelados, mas também a uma firme determinação da parte do governo de prosseguir neste caminho errado. Este posicionamento governamental voltou a ser claramente reforçado pela última votação parlamentar que teve lugar na quinta-feira, 11 de Maio.

A ASMAA acredita que as próximas eleições municipais são a plataforma perfeita para dizer ao governo através do poder de voto que as pessoas falam a sério quando dizem que não querem que a exploração de petróleo e gás ocorra em Portugal. É hora de o povo lembrar mais uma vez ao governo que este tem um contrato social com o povo e não com as "grandes corporações ou seus grupos de lobbing".

É hora de a voz do povo ser ouvida.

A ASMAA vai convidar todos os candidatos eleitorais do Algarve e do Alentejo a declararem a sua posição sobre exploração de petróleo e gás, bem como sobre a exploração mineira em águas profundas em Portugal. A sua posição será mantida em um registo "pro e anti" no site da ASMAA. Essas informações serão apoiadas por mapas de distritos eleitorais, indicando áreas de concessão concedidas ou em risco de futuras concessões a empresas de petróleo e gás.

Laurinda Seabra,da ASMAA ,declarou:

"A exploração de petróleo e gás em Portugal tem de ser interrompida,  e o governo tem de ser motivado a mudar as suas políticas nas urnas. Estaremos exortando as pessoas a descobrir mais sobre os danos que a exploração de petróleo e gás trará para suas comunidades, para a economia local, para sua saúde e para sua sustentabilidade a longo prazo antes de votarem no dia 1º de outubro.

As eleições municipais são uma oportunidade para dirigir a mensagem de perfuração anti-petróleo do ASMAA e para promover as tecnologias alternativas necessárias para ajudar a cumprir as obrigações legais de Portugal, no sentido  de suster as alterações climáticas.

Como resultado, a ASMAA e seus parceiros irão participar na eleição. Queremos que os eleitores façam uma "escolha informada" sobre quem é a melhor pessoa para votar no seu círculo eleitoral. Temos de colocar a questão na ordem do dia e vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para tornar o primeiro dia de Outubro o ponto de viragem na luta contra a perfuração de petróleo e gás, que inclui tecnologias de perfuração convencionais e não convencionais, como fracking.

A campanha em vésperas das eleições incluirá oficinas de educação de eleitores, cartazes e distribuição de panfletos informativos nas comunidades locais de todas as regiões afectadas do Algarve e do Alentejo, massivas campanhas de comunicação social através de várias redes sociais e emissões de actualização através de e-mail.

O essencial é que nós queremos ver uma população informada quando exercer o seu direito de votar. Afinal, as decisões do governo têm um impacto direto sobre elas.

A ASMAA não está ligada a nenhum partido político ou grupo de campanha política, mas somos de opinião que é hora de as vozes dos eleitores serem realmente ouvidas, de que os políticos sejam responsabilizados pelas suas ações e que haja um processo eleitoral honesto e transparente. Estamos cansados ​​das mentiras políticas, da ambiguidade política e das promessas vazias que tradicionalmente caracterizam qualquer período eleitoral.

É hora de os políticos honrarem o contrato social com a nação, com seus eleitores, que está embutido no processo democrático participativo consagrado na nossa constituição.

You are here: HomeNewsPress RoomASMAA lança nova campanha dirigida a candidatos políticos e eleitores contra a exploração de petróleo