English Dutch French German Portuguese Spanish
Menu

Portimão: Simulação de Derrame de Petróleo no Mar

Exercício de combate à poluição do mar, promovido pelo Serviço do Combate à Poluição do Mar da Autoridade Marítima Nacional. A decorrer em duas fases, terá lugar nos próximos dia 19 e 20 de outubro 2016, no Porto de Portimão e na Praia da Rocha.

O PML, vincula as autoridades competentes e com responsabilidade de atuação nestas matérias a preparar e desenvolver os mecanismos de resposta adequados, de forma a garantir uma resposta eficiente e eficaz em acidentes ou incidentes de poluição no mar por hidrocarbonetos ou outras substâncias perigosas;

 

Com o nível regional (2.º grau de prontidão do PML), não é realizado qualquer exercício desde 2008 nesta costa portuguesa sob jurisdição do Departamento Marítimo do Sul;

 

Na costa do Algarve, e águas territoriais associadas, sucedem inúmeras atividades maritimo-turísticas e intenso tráfego marítimo, com os riscos associados de poluição do meio marinho e os correspondentes elevados impactes socioeconómico, não só regionais como nacionais pela importância estratégica que a região do Algarve apresenta no turismo e nas pescas;

 

As atividades previstas de prospeção de petróleo e gás ao largo da sua costa representaram um acréscimo aos riscos já presentes de ocorrência de poluição do meio marinho.

 

O avanço previsto da prospeção de petróleo e gás ao largo da costa algarvia, com o consequente aumento dos riscos de poluição no mar, já está a preocupar as autoridades.

A operação vai envolver cinco cenários possíveis, entre eles a colisão entre um petroleiro e outra embarcação ao largo da costa. Vai ainda ser simulada uma colisão entre dois barcos no interior do porto, a recolha de hidrocarbonetos e animais contaminados na praia da Rocha e ainda o fecho da marina.

O objetivo é "preparar e desenvolver os mecanismos de resposta adequados, de forma a garantir uma resposta eficiente e eficaz em acidentes ou incidentes de poluição no mar por hidrocarbonetos ou outras substâncias perigosas".

 

A costa algarvia é palco de intenso tráfego marítimo, que pode aumentar caso a prospeção de petróleo avance.

 

Por isso, a AMN assume estar preocupada com "as atividades previstas de prospeção de petróleo e gás ao largo da costa", que representam "um acréscimo aos riscos já presentes de ocorrência de poluição" e os "correspondentes elevados impactes sócio-económicos".

O exercício vai ser coordenado pelo comandante da Capitania do Porto de Portimão, Rui Santos Pereira, e acompanhado pelo secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, e pelo almirante da Autoridade Marítima Nacional, Luís Fragoso.

 

0001-asmaa-algarve-livre-petroleo-repsol-partex-enmc-say-no-oil-gulbenkian

 

Mais informação aqui neste link

 

 

Comments   

 
0 # Henrique André 2016-10-24 08:40
Relembrar o desastre do Prestige. E o balanço foi?? Tudo poluído... derrame fora do controlo..praia s interditadas, durante 10 anos e pesca proibida durante 20 anos...!! É sempre bom a população, saber que as autoridades estão preparadas, para eventos desta natureza...mas toda a gente sabe, que não há País, nem organização, que disponha de meios suficientes e tecnologicament e suficientemente avançados , que consigam chegar a horas ,ao local onde ocorreu o acidente !! E durante esse período, que decorre entre o início e a chegada dos meios , dependendo do caudal ou da intensidade do vazamento no mar... poderá uma operação deste tipo ter algum sucesso ?? Para um pequeno derrame de combustível ...serve... Mas mesmo assim..tenho dúvidas!! Mas nada como areia, para os olhos e mentalizar a população, que podem começar a extracção de petróleo, que estão os meios a postos, para alguma eventualidade.. ..faz parte..do processo..
Reply | Reply with quote | Quote
 
You are here: HomeNewsNoticiasPortimão: Simulação de Derrame de Petróleo no Mar
  • ASMAA - Algarve Surf and Marine Activities Association
    NIPC: 510 381 952
    Tel: 00 351 282 182 103
    This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
    asmaa-algarve.org
    Rua Dr. Alberto Iria
    Lote 12, R/C Esq
    Porto de Môs
    Lagos 8600-580
    Portugal
Go to top