English Dutch French German Portuguese Spanish

EDP Distribuição instalou +- 600 mil luminárias LED até dezembro de 2019 em Portugal

De acordo com uma noticia publicada no jornal online “dinheiro vivo” no dia 31 julho 2019, a EDP Distribuição instalou em 278 municípios portugueses 600 mil novas luminárias LED até dezembro de 2019. Uma gota no oceano do objectivo de 3 milhões.

 

De acordo com a nota de imprensa, a EDP Distribuição investiu 78 milhões de euros, no âmbito do Contrato de Concessão e Distribuição de Energia Elétrica em Baixa Tensão e no seguimento de um acordo com a Associação Nacional dos Municípios Portugueses.

 

Para já, os contratos de concessão em baixa tensão ainda estão nas mãos da EDP Distribuição, enquanto operador de redes em Portugal, esta função cabe à empresa, podendo esta situação alterar-se com os novos concursos que o governo quer realizar ainda este ano (2020) para renovar os contratos de concessão, porque vários municípios deram conta que pretendem ficar eles próprios com a responsabilidade total no que diz respeito à iluminação pública.

Do valor total de investimento da EDP Distribuição até ao final do ano 2019, 56 milhões de euros foram aplicados entre 2016 e 2018, e mais 22 milhões de euros investidos até final de 2019 para “guarantir o reforço do parque instalado em cerca 180 mil unidades, estabelecendo o número de luminárias LED a nível nacional em cerca de 600 mil”.

 

Esta medida, explicou a EDP num comunicado, visou a substituição da iluminação pública obsoleta “com tecnologias de vapor de mercúrio e de vapor de sódio de alta pressão” por tecnologia LED “através da instalação de colunas de iluminação pública multisserviços e de um novo sistema de telegestão de luminárias ...”.

 

Este número é equivalente a aproximadamente 20% do parque existente em Portugal continental constituído por luminárias LED. Isto quer dizer que a o número de luminárias LED previstas para Portugal vai ser em excesso de 3 milhões.

 

Por isso deixamos o aviso, que se ainda não foram instaladas na sua rua, vai aconteçer brevemente.

 

O que a empresa não diz, nem o governo, é que estas luminárias já estão preparadas para a rede wifi 5G, como uma rede integral das cidades inteligentes. Como também não foi divulgado á população os riscos que a rede 5G traz com ela para a saúde publica e não só.

 

Embora o Governo ainda não ter implementado o 5G na sua rua, próximo da sua casa ou da sua zona de trabalho, perto das escolas, lares, hospitais, etc, a realidade é que já temos 100% certeza, que este é o plano estratégico estabelecido pelo governo e pelas companhias.

Este aviso, é para ajudá-lo a impedir que isso aconteça, começando por avisar os seus vizinhos do que está para vir. Os sinais 2G, 3G, 4G e WIFI das luzes de rua LED ainda que também sejam tóxicos para a sua saúde, quando a rede 5G for finalmente implementada, os riscos são muito, mas muito mais elevados, especialmente se estiverem perto de sua casa.

Temos todos que lutar contra isso. Temos todos de ser "inteligentes" e lutar contra a inplementação das "cidades inteligentes através das redes 4G LTE e 5G", porque na realidade o custo / benefício para a nossa e da sua saúde e da sua familia não tem justificação.

 

 

 

 

 

 

You are here: Home5G5G ArticlesEDP Distribuição instalou +- 600 mil luminárias LED até dezembro de 2019 em Portugal
  • ASMAA - Algarve Surf and Marine Activities Association
    NIPC: 510 381 952
    Tel: 00 351 282 182 103
    This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
    asmaa-algarve.org
    Rua Dr. Alberto Iria
    Lote 12, R/C Esq
    Porto de Môs
    Lagos 8600-580
    Portugal
Go to top